Avanço da Dengue e criação de vacina são temas de debate na Assembleia

Imagem: Mara Caseiro vai comandar os trabalhos
Mara Caseiro vai comandar os trabalhos
09/11/2015 - 09:49 Por: Fernanda França    Foto: VIctor Chileno

O avanço da Dengue e a criação de uma vacina que previna a doença no Estado são temas da audiência pública “Estudos e avanços no controle da epidemia de Dengue em Mato Grosso do Sul”, que acontece na próxima quarta-feira (11), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa.

A proposição dos debates é da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), presidente da Comissão de Saúde da Casa.

De acordo com ela, a ideia é discutir o que está sendo feito para conter a doença, que tem ceifado vidas em vários municípios do Estado.

“É uma doença que avança em Mato Grosso do Sul, que nos preocupa muito e que tem causado mortes em nosso Estado. Precisamos saber das medidas que já estão sendo tomadas pelo Estado e pelas prefeituras e discutir o que ainda pode ser feito”, comentou.

Para a audiência, estão sendo esperadas diversas autoridades, incluindo as secretarias estadual e municipal de Saúde, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CRM (Conselho Regional de Medicina), Conselho Regional de Farmácia, Corem (Conselho Federal de Enfermagem), Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), conselhos estadual e municipal de saúde, Cassems e dos principais hospitais de Campo Grande.

De acordo com Mara Caseiro, também deverão participar dos debates representantes do laboratório Sanofi Pasteur, que está desenvolvendo uma vacina para prevenir a Dengue.

Serão palestrantes no evento a médica Sheila Homsani, que tem pós graduação em Medicina Interna e Familiar e Medicina Ocupacional e a farmacêutica bioquímica Amanda Santos Pinho, diretora de Planejamento Estratégico Dengue do laboratório.

DADOS

Os números que revelam o avanço da Dengue em Mato Grosso do Sul são preocupantes. Em 2014, a Secretaria de Estado de Saúde notificou 9.256 casos, com a confirmação de 4 óbitos.

Este ano, de janeiro a 31 de outubro, já foram relacionados 31.512 casos de Dengue, com 13 mortes.

“Devido a esses dados preocupantes, decidimos debater seriamente a questão, que é de extrema importância para nossa comunidade”, concluiu Mara Caseiro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.