Mara Caseiro homenageia personalidade com Comenda do Mérito do Trabalho

Imagem: José Américo foi o homenageado da deputada Mara Caseiro
José Américo foi o homenageado da deputada Mara Caseiro
29/04/2016 - 13:01 Por: Eliza Moreira    Foto: Eliza Moreira

No próximo domingo, 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador. A data é essencialmente importante, porque nos permite lembrar o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.

Para celebrar esse dia, profissionais e trabalhadores das mais diferentes áreas de atuação foram homenageadas na noite de ontem (28), pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a Comenda do Mérito do Trabalho “Ministro Wilson Fadul”.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) indicou o empresário José Américo, do ramo da gastronomia, para receber a homenagem, em nome de todos os demais trabalhadores do Estado que merecem o reconhecimento de toda a sociedade.

"A vocês, que trabalham e se dedicam por um Mato Grosso do Sul cada dia melhor e mais desenvolvido, fica o nosso agradecimento com essa singela homenagem, pela contribuição e por ter escolhido, assim como eu, o nosso Mato Grosso do Sul para construir a sua história de vida. E contribuir, sobremaneira, para um Estado mais justo, humano e de oportunidades", afirma a deputada.

A sessão solene, instituída pela Resolução 05/2011, foi proposta pelo deputado estadual Felipe Orro (PSDB).

A Comenda do Mérito do Trabalho leva o nome do ex-prefeito de Campo Grande, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde Wilson Fadul, um dos mais influentes militantes do trabalhismo de Mato Grosso do Sul. Foram homenageadas 24 personalidades escolhidas pelos deputados estaduais.

A Comenda tem por objetivo reforçar a representatividade trabalhista e premiar a iniciativa de empresários na geração de empregos e promoção do trabalho digno.

SOBRE O HOMENAGEADO

Natural de Fátima do Sul, José Américo de Souza Lopes ingressou na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul em 1985. Ele é formado no 3º Batalhão da Polícia deste Estado, na cidade de Dourados, onde permaneceu até o ano de 1991 quando decidiu pedir exoneração e se mudou para a Capital de Mato Grosso, Cuiabá-MT.

Ao chegar a Cuiabá, José Américo trabalhou por cinco anos como gerente do restaurante Regional, onde aprendeu a cozinhar o famoso “peixe com maxixe”.

Logo depois, ele montou seu próprio negócio em Cuiabá. No ano de 2009, ele veio para Campo Grande, onde organizou um restaurante em sua própria residência e, com apenas cinco jogos de mesas, permaneceu por dois anos trabalhando em casa, até que expandiu seu negócio e abriu seu estabelecimento na Rua Ana Luiza de Souza, no bairro Pioneiras, a “Peixaria Pioneiros”, que oferece uma variedade de pratos a base de pintado, pacu, piraputanga e tilápia.

O cardápio é bem criativo e cita nomes de bairros da região, como “Guaicurus”, “Universitário” e o próprio “Pioneiros”.

José Américo é casado e tem duas filhas.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.