Mara Caseiro se reúne com secretário de Infraestrutura para cobrar recuperação da MS-180 e MS-295

Imagem: Mara Caseiro e secretário discutem estragos em pontes
Mara Caseiro e secretário discutem estragos em pontes
10/05/2016 - 19:20 Por: Eliza Moreira    Foto: Eliza Moreira

Em reunião ocorrida no final da tarde de hoje (10), o secretário de Estado de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli assegurou à deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que providências já estão sendo tomadas para solucionar os problemas que atingem as rodovias MS-180 e MS-295 e que se agravaram com o grande volume de chuva que atingiu o sul do Estado desde o início desta semana.

Além da contratação de projetos executivos para restauração desses pontos, a pasta irá contratar auditoria para verificar se existe responsabilidade das empresas que executaram essas obras.

Nos últimos dias, o grande volume de chuva fez com que a barragem do balneário Piraí transbordasse, ameaçando a segurança de quem trafega pela “Guaira-Porã”, no trecho que liga as cidades de Iguatemi e Eldorado. A força da água provocou o rompimento na cabeceira da ponte sobre o Rio Jogui e, também fez com que parte do asfalto que liga Juti e Iguatemi desmoronasse. Já a rodovia MS-180, que ainda não foi entregue oficialmente, mas foi concluída em 214, enfrenta vários problemas desde o ano passado.

Segundo Miglioli, medidas paliativas já estão sendo executadas em caráter emergencial. “Entramos imediatamente com o serviço de tapa-buracos em alguns trechos até que se execute a obra de restauração e, no caso da MS-180 será necessário também um projeto complementar”, explicou o titular da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul.

A deputada Mara Caseiro falou da preocupação em solucionar essa questão, que já é reincidente.

“Já tivemos problemas assim antes. Esses projetos ainda estão no prazo da garantia e agora precisamos de soluções práticas. Essa quantidade imensa de chuva nos últimos dias nos surpreendeu e trouxe o desespero para quem mora ou trafega na região sul. A população está sofrendo com essa situação. Precisamos de intervenção urgente e o secretário nos assegurou que o problema está sendo tratado como algo sério e que existe a disposição do Executivo Estadual para resolver”, ponderou a parlamentar.

De acordo com o secretário Ednei Miglioli, as quatro empresas responsáveis pelos projetos já foram notificadas e, somente uma se manifestou. “Por isso a auditoria será feita, pois, se houve falha das empresas que executaram esses projetos, elas deverão ser responsabilizadas. Mas iremos intervir nesses trechos até que essa questão se desenrole. O que não podemos é permitir que os prejuízos aumentem”, justificou.

Antes da reunião desta tarde, que teve início às 17 horas e contou com a participação dos deputados estaduais Onevan e Lídio Lopes, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) se reuniu no período da manhã com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para cobrar a recuperação urgente desses pontos.

A preocupação da Defesa Civil de Iguatemi é que a barragem se rompa de vez, colocando em risco a vida dos usuários.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.