Relatório final da CPI do Cimi será entregue ao governador às 15h

Imagem: Mara Caseiro entregará documento ao governador às 15h
Mara Caseiro entregará documento ao governador às 15h
11/05/2016 - 12:15 Por: Fernanda França    Foto: Roberto Higa

A presidente da CPI do Cimi, deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), entregará hoje (11), às 15h, na Governadoria, o relatório final ao governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Todos os membros da comissão deverão estar presentes, além do presidente da Casa, deputado Júnior Mochi (PMDB).

O documento, de 222 páginas, foi aprovado nessa terça-feira (10), na última sessão da comissão, após 180 dias de trabalho. Ao todo, foram 26 reuniões do colegiado, totalizando 37 oitivas.

Mara Caseiro ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta manhã para rebater os ataques do deputado Pedro Kemp (PT), que reclamou por não ter conseguido participar da sessão que aprovou o relatório.

Os trabalhos começaram às 14h11. Foi lida a ata da sessão anterior, e o relatório foi colocado em votação na sequência. Não havendo mais nada a tratar, a presidente encerrou a reunião, momento em que Kemp entrou no plenário e protestou.

De acordo com Mara Caseiro, tudo foi feito respeitando o regimento interno. A sessão foi iniciada com a presença de três parlamentares, o que completou o quorum exigido. Como o parecer do relator, deputado Paulo Corrêa (PR), havia sido lido na sessão anterior por quase seis horas, cabia à presidência apenas colocar o documento em votação, sem mais nenhum expediente a tratar.

“Não teve armação nenhuma, tudo foi feito respeitando a ordem. Dizer que armamos um circo, como fez o deputado Pedro Kemp, isso sim é desrespeito. Trabalhamos por 180 dias no sentido de apresentar um resultado consistente e tentamos ouvir todas as partes. Mesmo assim, os membros do Cimi dificultaram tudo, e a maioria não foi localizada para depor”, ponderou a parlamentar.

Durante aparte, o deputado Onevan de Matos (PSDB) ressaltou que não houve desrespeito a nenhum parlamentar, uma vez que tudo foi feito de acordo com o regimento interno. Ele também ressaltou que a assessoria de Pedro Kemp estava presente no plenário e poderia ter avisado o deputado sobre o início dos trabalhos.

Conforme Mara Caseiro, a entrega do relatório final da CPI ao governador Reinaldo Azambuja é apenas o primeiro passo.

Outras entidades receberão o documento, tais como Ministério Público Federal e Estadual, CNJ (Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério da Defesa, Senado, CPI da Funai e do Incra no Congresso Nacional, representação da Santa Sé no Distrito Federal, CAFOD (Agência Católica para o Desenvolvimento Exterior), presidência da República e Vaticano.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.