Deputados querem reunião com secretário de Saúde sobre surto de H1N1 em Naviraí

Imagem: Mara Caseiro pede mais vacinas para Naviraí e região
Mara Caseiro pede mais vacinas para Naviraí e região
18/05/2016 - 12:06 Por: Fernanda França    Foto: Fernanda França

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul estão solicitando reunião urgente com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, sobre o surto de H1N1 no município de Naviraí.

Presidente da Comissão de Saúde, Mara Caseiro (PSDB) ocupou a tribuna para relatar a situação de desespero enfrentada pela população local.

Até agora, foram 27 casos confirmados este ano somente em Naviraí, com 4 óbitos. Entre os mortos pela doença estão duas mulheres que não haviam sido vacinadas por não fazerem parte do grupo de risco e a terceira vítima tinha sido imunizada 10 dias antes da morte. A quarta morte foi de um idoso de 87 anos.

De acordo com dados apontados pela parlamentar, 10 mil vacinas foram distribuídas no município, mas apenas 60% do público alvo foi atingido. As pessoas andam de máscaras pelas ruas e o pânico é geral.

“As férias do meio do ano das crianças foram adiantadas. Quarenta novos casos estão sendo investigados e as pessoas estão proibidas de fazer visitas nos hospitais e até de fazer troca de acompanhante. É o caos, precisamos de uma ação emergencial do governo do Estado, precisamos de uma quantidade maior de vacinas”, defendeu.

Em Mato Grosso do Sul , 15 pessoas já morreram este ano, número que já perfaz quase o dobro de casos registrados ano passado, quando 7 pessoas faleceram com a doença.

Ao todo, foram notificados 278 casos, com 65 confirmações em todo o Estado.

Em aparte, o deputado Onevan de Matos (PSDB) defendeu a vacinação em massa em Naviraí, sob o risco do surto se espalhar por outros municípios do Conesul. Ele disse que a população vive uma “situação dramática”.

Paulo Corrêa (PR) também ressaltou a importância de uma reunião urgente com o secretário de Saúde. Segundo Mara Caseiro, o encontro entre parlamentares e Nelson Tavares deve ser agendado ainda nesta tarde.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.