Mara Caseiro e mais 19 deputados garantem R$ 400 mil para o Hospital de Câncer

Imagem: Deputada Mara Caseiro visita obra das futuras instalações do Hospital Alfredo Abrão
Deputada Mara Caseiro visita obra das futuras instalações do Hospital Alfredo Abrão
09/06/2016 - 11:55 Por: Eliza Moreira, com informações da assessoria do HCAA    Foto: Eliza Moreira

Única instituição totalmente especializada em oncologia de Mato Grosso do Sul, que atende 98% de pacientes oriundos do SUS, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão irá receber recursos no total de R$ 400 mil, por meio de emenda coletiva dos deputados estaduais. Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada Mara Caseiro faz parte do grupo de 20 parlamentares, e foi recebida nesta manhã para um encontro organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Na ocasião, os convidados visitaram a obra das futuras instalações do novo prédio da entidade.

O recurso proveniente da emenda coletiva será usado para aquisição de um sistema de gestão hospitalar, que irá garantir soluções mais ágeis e eficazes. Segundo o presidente Carlos Alberto Coimbra, “com esse recurso será possível atualizar e gerir de forma mais abrangente e segura os recursos do hospital, com soluções que permitirão maior integração dos fluxos e processos entre os diversos setores da instituição, com mais economia e integração”.

Para a deputada, a atuação exemplar da atual diretoria do Hospital de Câncer provocou o envolvimento maior do poder público nas demandas da entidade. “O trabalho do atual presidente e sua equipe é transparente e está conseguindo resgatar a credibilidade do hospital. Tanto que a Assembleia, para tomar a decisão da emenda coletiva, se baseou na certeza de que o recurso será de fato destinado para oferecer melhorias aos pacientes. Essa diretoria é comprometida e responsável e está fazendo um trabalho que inspira a confiança e o envolvimento de todos. Quem ganha com isso certamente são os pacientes, que hoje têm no Hospital de Câncer a esperança da cura. Ficamos felizes por conseguir contribuir um pouco para essa nova realidade”, ressaltou Mara Caseiro.

Sobre o Hospital de Câncer Alfredo Abrão – A entidade foi criada em 1996 e recebe pacientes de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Nestas duas décadas, a instituição, cuja mantenedora é a Fundação Carmem Prudente de MS, possui natureza filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos. Trabalha com a missão de oferecer atendimento humanizado, capacitado e eficiente, prestando assistência à pacientes com neoplasias nas especialidades de mama/ginecologia, pele, abdômen, tórax, cabeça e pescoço.

O Hospital de Câncer realiza atendimentos voltados ao diagnóstico (consultas e exames), tratamento (cirurgias, quimioterapias, radioterapias, braquiterapias, hormonioterapias) e reabilitação (psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição) e a prevenção (palestras e campanhas) relacionados à doença. A admissão de pacientes se dá pelo Sistema de Regulação (Sisreg), conforme normas do Ministério da Saúde.

Atualmente, o HCAA possui 48 leitos, sendo 4 UTIse 8 consultórios. Com vistas ao futuro, foi construído um novo prédio, com 9 andares, cuja estrutura está erguida ao lado do hospital, numa área total de 10.340,3925 metros quadrados. No segundo semestre de2016 deverão ser inaugurados no local o subsolo, área destinada a exames laboratoriais e de imagem, e térreo, onde funcionarão novos consultórios, atendimento ao público e a administração do Hospital de Câncer.

O encontro desta manhã contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do desembargador Paschoal Carmello Leandro, vice-presidente do Tribunal de Justiça de MS.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.