Deputada questiona Cimi por não apoiar direito de propriedade indígena

Imagem: Mara Caseiro critica o PT e o Cimi
Mara Caseiro critica o PT e o Cimi
15/06/2016 - 15:51 Por: Fernanda França    Foto: Fernanda França

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) afirmou nesta quarta-feira (15) que o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), apesar de “anunciar aos quatro cantos do mundo” que apóia os povos indígenas, não defende que eles tenham o direito de propriedade.

Ao contrário de qualquer brasileiro, que detém seus títulos de posse, os indígenas são apenas usufrutuários de terras cuja propriedade é da União.

“Os índios precisam ser vistos como cidadãos em sua plenitude, com direitos e deveres, incluindo o direito de propriedade. Por que será que hoje esses organismos internacionais, essas pessoas que dizem defender o índio, não defendem que o índio tenha o direito de ser proprietário de suas próprias terras? Esse é um direito básico de qualquer cidadão. Mas o engraçado é que eles não querem. Por que as terras deles têm de ser da União? Isso é um absurdo!”, disparou.

A deputada defende que os indígenas não apenas tenham o título de suas terras, mas que seja realizada no Brasil uma reforma agrária indígena.

Mara Caseiro também criticou o governo petista da presidente Dilma Rousseff, que decretou demarcação administrativa de novas terras indígenas um dia antes de ser afastada do cargo.

“Não sabemos como foram feitos os laudos, se isso tem fundamento. O que vemos é que tanto o PT quanto o Cimi querem aterrorizar o novo governo, que está tentando acertar. O que eles querem é a guerra”, protestou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.