Movimento estudantil recebe apoio na Assembléia

Imagem: Líder estudantil defende luta pela democracia
Líder estudantil defende luta pela democracia
12/08/2008 - 12:40 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa Deputado Amarildo Cruz (PT)    Foto: Vanessa Gama

O deputado estadual Amarildo Cruz fez uma moção de apoio ao movimento estudantil que reivindica a eleição paritária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) durante a sessão desta terça-feira (12), na Assembléia Legislativa.

“A democracia inexiste sem a participação eqüitativa dos cidadãos nos processos decisórios, e por isso, todo movimento que vise assegurar o pleno exercício da democracia, como o movimento estudantil que vem sendo realizado na UFMS, é legítimo e merece apoio não apenas da classe política, mas de toda a sociedade”, defendeu o deputado, que esteve na sede da reitoria na última sexta-feira (9) para conversar com os estudantes.

Um dos líderes do movimento, o estudante Sérgio Anastácio Souza Júnior, defendeu na tribuna que a luta dos estudantes é pela defesa da democracia. "A UFMS caminha na contramão do avanço da democracia da sociedade brasileira", criticou o universitário.

Na instituição, o voto dos 700 professores tem peso de 70%, enquanto os 16 mil estudantes e os 2 mil técnicos administrativos dividem os 30% restantes.

Além do voto paritário, os estudantes ampliaram as reivindicações. Eles querem a contratação de professores e aquisição de equipamentos. Atualmente, a UFMS dispõe de um orçamento anual em torno de R$240 milhões.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.