Catador de lixo que concorre a prêmio é homenageado na Assembléia

Imagem:
02/09/2008 - 11:42 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa    Foto: Vanessa Gama

Durante a sessão desta terça-feira (02), o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) homenageou o vice-presidente da Coopervida (Cooperativa dos Agentes Recicladores Vida Nova) José Pedro Tavares, indicado ao “Prêmio Betinho - Atitude Cidadã”, da Rede Nacional de Mobilização Social - “COEP Brasil”, com a apresentação de uma Moção de Congratulação.

Seu José, 65 anos, já foi sapateiro, eletricista e catador em lixão. Hoje, está a frente de uma cooperativa de reciclagem que existe há oito anos e emprega 27 famílias. Nasceu em Caruaru, Pernambuco, morou no Rio de Janeiro e mudou-se para o Estado, onde mora há mais de 30 anos. Estudou apenas até a 4ª série do antigo primário e trabalhou durante cinco anos em um aterro sanitário, um tempo que considera de extrema dificuldade.

Foi passando por essa experiência que José Pedro teve a idéia de criar a Coopervida, uma cooperativa de reciclagem, única cooperativa do gênero em Campo Grande.

Pela iniciativa, o catador foi indicado ao prêmio que faz parte das comemorações pelos 15 anos da rede e busca valorizar pessoas que lutam cotidianamente contra a fome e pela promoção da cidadania. “O mais importante é que o nosso trabalho está sendo reconhecido”, declarou humildemente seu José.

Em cada um dos 27 municípios listados no site da instituição, o COEP e Organizações parceiras indicaram três pessoas que serão eleitas em votação pela Internet.

Seu José, que nunca tinha ouvido falar do prêmio, concorre na Capital com a gerente da unidade do SESC Camillo Boni, Maritza da Silveira Côgo, responsável pela implementação do programa Mesa Brasil no SESC, em Campo Grande e em Dourados, e com o empresário Ueze Elias Zahran, criador da Fundação Ueze Elias Zahran.

Prêmio - O site do Coep informa que o prêmio, que é uma peça comemorativa e não distribuirá recursos financeiros, "quer dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive, e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo".

Serão eleitos pelos internautas um dos três nomes indicados por município, e do conjunto de candidatos também será eleito um nome por região do país.

No plenário da Assembléia Legislativa, o deputado pediu que as pessoas acessem o site e votem em seu José, como forma de valorização do trabalho desenvolvido por ele.

A votação está aberta no site do Coep Brasil
www.coepbrasil.org.br/premiobetinho/

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.