Amarildo Cruz homenageia 1° ministro negro do STJ

17/09/2008 - 11:51 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa   

O desembargador federal Benedito Gonçalves toma posse nesta quarta-feira, 17 de setembro, no cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Durante a sessão de ontem, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) fez uma moção de congratulação ao primeiro magistrado negro no cargo de ministro da Corte.

“A indicação do excelentíssimo desembargador é resultado de sua trajetória profissional, competência e notório compromisso com os postulados constitucionais que devem nortear a nossa vida em sociedade”, declarou o deputado.

O magistrado ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro José Delgado, ocorrida em junho deste ano. Ele foi aprovado em sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado em 13 de agosto.

A aprovação pelo Plenário daquela casa legislativa aconteceu no último dia 26 de agosto. Sua nomeação, ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada na edição do último dia 28 do Diário Oficial da União.

Sobre o novo ministro

O futuro ministro é proveniente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), com sede no Rio de Janeiro. Natural do Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves iniciou sua carreira na magistratura como juiz federal, aprovado em concurso público de provas e títulos no ano de 1988.

Dez anos depois, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.