Deputado quer evitar uso de madeira nativa em construção de casas populares

24/09/2008 - 11:30 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa   

A substituição da madeira nativa por pinus na construção de casas populares foi sugerida pelo deputado estadual Amarildo Cruz (PT), durante a sessão desta quarta-feira (24), na Assembléia Legislativa. A madeira hoje utilizada é retirada de florestas nativas.

“Considerando a escassez da madeira nativa, bem como a dificuldade e sua extração devido às exigências dos órgãos técnicos de controle, devemos ainda ter claro a emergente necessidade de se preservar as florestas”, ponderou o deputado.

O estudo “Caracterização mínima da resistência de espécies de madeira”, da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), atesta a resistência da madeira pinus para edificação de casas, sendo uma alternativa viável por se tratar de madeira renovável.

O documento elaborado pelo parlamentar será encaminhado ao governador do Estado André Puccinelli e ao Secretário de Estado de Habitação Carlos Marun, além do superintendente regional da Caixa Econômica Federal Paulo Antunes de Siqueira.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.