Amarildo Cruz avalia desempenho do PT nas eleições municipais

Imagem: PT elegeu 10 prefeituras em MS
PT elegeu 10 prefeituras em MS
07/10/2008 - 14:50 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa do Deputado Amarildo Cruz (PT)    Foto: Vanessa Gama

Todos os partidos tiveram perdas e ganhos nestas eleições, e no PT não foi diferente. Esta foi a análise feita pelo presidente regional do PT, deputado estadual Amarildo Cruz que fez um balanço do desempenho do partido em Mato Grosso do Sul.

O PT elegeu 10 prefeitos, 8 vice-prefeitos e 76 vereadores. Neste ano, a disputa para prefeito deu-se em 25 municípios. Com as alianças políticas no interior foram conquistadas mais 34 prefeituras. No município de Deodápolis, o PT não venceu pela diferença de 80 votos, em Caracol foram 19, e Porto Murtinho, 12.

Na última eleição municipal, em 2004, o PT disputou em 50 municípios e ganhou em 18, tendo chegado ao pleito deste ano com 12 prefeituras. “Nossa avaliação é positiva, devido ao cenário em que se deu a disputa eleitoral. Cerca de 30% do eleitorado vota no PT, sendo o segundo partido mais votado no Estado”, avalia Amarildo Cruz.

O presidente do diretório regional reuniu diversas lideranças do PT durante a coletiva de imprensa, realizada ontem (6), na sede do diretório estadual, em Campo Grande.

Estiveram presentes o senador Delcídio do Amaral, os deputados federais Vander Loubet e Antônio Carlos Biffi, o deputado estadual Pedro Teruel, a vereadora Thaís Helena, além de membros da executiva estadual.

PT no Brasil

Segundo o dirigente, o PT foi o partido que mais elegeu prefeitos e vereadores em capitais. Seis cidades serão comandadas pelo partido na próxima legislatura - Maceió, Fortaleza, Recife, Porto Velho, Palmas e Rio Branco. Em todo o país, o PT assume 547 prefeituras a partir do ano que vem. Lembrando que das 26 capitais brasileiras, 12 terão segundo turno.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.