Deputados discutem cotas para negros no serviço público estadual

Imagem:
15/10/2008 - 14:38 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa do Deputado Amarildo Cruz (PT)    Foto: Adriana Orrico

Os deputados estaduais Reinaldo Azambuja (PSDB) e Marquinhos Trad (PMDB) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (15), no gabinete do deputado Amarildo Cruz (PT) para discutirem o projeto que prevê cotas para negros no serviço público estadual, de autoria do parlamentar petista. Ontem, a reunião foi com o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR).

A proposta, em tramitação na Assembléia Legislativa, prevê a reserva de 20% das vagas para negros no funcionalismo público de Mato Grosso do Sul, inclusive em cargos comissionados.

Na reunião, o deputado Reinaldo Azambuja disse que apóia o projeto com ressalvas. “Apóio as cotas em concursos, mas não em cargos comissionados”, esclareceu.

O deputado Marquinhos Trad informou que projetos semelhantes já foram apresentados em Santa Catarina e Minas Gerais, mas não foram aprovados. Segundo ele, o projeto que prevê cota de 10% no Paraná foi sancionado pelo governador.

“As chances de aprovação aumentam caso a matéria seja alterada, com o mesmo percentual do Paraná e que os cargos comissionados sejam excluídos da proposta”, sugeriu o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado Marquinhos Trad.

O autor do projeto deve analisar as considerações apontadas pelos membros da CCJR, e posteriormente, reunir-se com os representantes do movimento negro, que tem acompanhado as discussões sobre a política de cotas. “Queremos mostrar a cara preta nos gabinetes”, concluiu a coordenadora de políticas para a promoção da igualdade racial, Raimunda Luzia de Brito.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.