Amarildo Cruz apóia trabalhadores na luta contra redução de salários

Imagem:
11/02/2009 - 17:38 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa Deputado Amarildo Cruz (PT)    Foto: Vanessa Gama

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) acompanhou a reunião dos representantes dos sindicatos e federações dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul sobre a criação de uma câmara setorial, ou até mesmo de um fórum, para atuar junto às negociações com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Campo Grande, nesta quarta-feira (11).

Recentemente a Fiems apresentou uma proposta de redução de 25% dos salários e da jornada de trabalho, além da implantação generalizada do banco de horas, baseada na crise financeira global. A decisão foi rejeitada pelos sindicalistas.

“Precisamos estudar mecanismos que não afetem os trabalhadores. A bancada petista se coloca à disposição para apoiá-los”, afirmou o deputado, que sugeriu um espaço de discussão na Assembléia Legislativa.

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Alexandre Costa, defendeu uma discussão ampliada sobre a questão, envolvendo o governo do Estado e a Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). “Nós ainda solicitamos que a Fiems apresentasse o quadro da crise no Estado”, explicou o sindicalista, que esteve na última reunião com a Federação, realizada na segunda-feira (9), no Tribunal Regional do Trabalho.

“Com redução salarial, as contas de energia, luz, água não serão reduzidas e todos os setores serão afetados. Uma saída é o incentivo fiscal às empresas”, sugeriu o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Samuel Silva Freitas. Já o presidente da Força Sindical, José Lucas da Silva, ressaltou a necessidade do fortalecimento do movimento sindical. “Não devemos ceder às pressões”.

Os sindicalistas solicitaram uma audiência com o deputado Amarildo Cruz no gabinete da Assembléia. A reunião está marcada para a próxima sexta-feira (13).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.