Deputado questiona implantação de pequenas centrais hidrelétricas no MS

Imagem:
23/06/2009 - 15:25 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa Deputado Amarildo Cruz (PT)    Foto: Giuliano Lopes / ALMS

Preocupado com os possíveis impactos ambientais gerados pela implantação de pequenas centrais hidrelétricas, o deputado estadual Amarildo Cruz solicitou ao governo do Estado e ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) informações sobre os processos de instalação em andamento no Mato Grosso do Sul.

“É preciso acompanhá-los para que sejam preservadas as bacias hidrográficas, visando o desenvolvimento do nosso Estado, com sustentabilidade ambiental”, justificou Amarildo Cruz.

O parlamentar protocolou o requerimento na mesa diretora da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 23. No documento, ele questiona quantos processos estão em andamento, quais são e onde estão localizados, assim como, as centrais que já estão em funcionamento.

Sobre os projetos em andamento, o deputado quer saber quantos e quais obtiveram a licença prévia dos órgãos ambientais. Dos que obtiveram a licença, quais possuem o registro na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a execução do projeto.

De acordo com a justificativa do requerimento, tais empreendimentos exigem o acompanhamento, estudos e definição de medidas de controle e de compensação pelos danos ambientais causados.

O documento será encaminhado ao governador do Estado, André Puccinelli; ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes e ao Superintendente do Ibama, Davi Lourenço.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.