Deputado pede retomada da Feira Mulheres em Movimento

01/07/2009 - 11:52 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa Deputado Amarildo Cruz (PT)   

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) pediu ao governo do Estado a reedição da Feira Mulheres em Movimento e o retorno do Prêmio Dorcelina Folador, durante a sessão desta quarta-feira, 1° de julho, na Assembleia Legislativa. Durante a gestão petista, ambos projetos fomentavam a atividade econômica e o conhecimento científico que abordavam temas relacionados à mulher.

“Tais ações proporcionavam a troca de experiências e a valorização das produções de diversos municípios, constituindo-se um projeto de inclusão social ao envolver mulheres indígenas, quilombolas, agricultoras familiares e urbanas”, afirmou o deputado.

A Feira Mulheres em Movimento foi um dos projetos desenvolvidos pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas, em 2000, tendo sido reeditada anualmente até 2006.

Segundo Amarildo Cruz, a cada edição constatava-se o potencial cultural e produtivo de centenas de mulheres. “As produções eram pequenas, mas que em decorrência das diversas edições foram crescendo. O apoio recebido levou muitos grupos a saírem da informalidade e firmar-se no mercado”, explicou.

Já o Prêmio Dorcelina Folador, promovido pela Escola de Governo e Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, teve três edições. Os artigos premiados abordaram os seguintes temas: Mulher na Administração Pública, Mulher Indígena e Mulher Negra.x

Para a retomada de tais ações, a indicação protocolada na mesa diretora da Assembleia será encaminhada ao Governador do Estado, André Puccinelli, ao Secretário de Estado de Governo, Osmar Domingues Jerônymo e à Coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Charbel Stephanini Rocha.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.