Amarildo Cruz apoia greve dos ferroviários
01/09/2009 - 12:03
Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa Deputado Amarildo Cruz (PT)
“A greve é uma manifestação legítima que denuncia a relação conturbada da ALL com seus ferroviários, que denunciam constantes irregularidades financiadas com dinheiro público”, afirmou o deputado, que criticou ainda o modelo de privatização da rede ferroviária no Brasil.
De acordo com o coordenador regional do Sindicato dos Ferroviários de Bauru, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Roberto Mendes Teixeira, 197 dos 200 funcionários efetivos da empresa aderiram à greve iniciada ontem, os funcionários terceirizados não participam do movimento.
A categoria reivindica reposição salarial, redução da jornada de trabalho, repouso interjornada, limitação das horas extras e folga semanal de 24h. “Há casos de trabalhadores com jornada de até 18 horas consecutivas”, denunciou Amarildo Cruz, que esteve ontem na sede do sindicato, em Campo Grande.
De acordo com Teixeira, a ALL não cumpre o acordo coletivo e pratica uma série de irregularidades trabalhistas. “A empresa descumpre tudo que é legal apostando na impunidade”, ressaltou.
Com a aquisição da Brasil Ferrovias e da Novoeste, em maio de 2006, a ALL passou a ser a maior empresa ferroviária da América do Sul, operando no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Chile e Argentina.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.