Deputado afirma que ZPE de Bataguassu é um marco importante para o município, a região e o Estado de MS

Imagem:
02/06/2010 - 12:49 Por: Assessoria de imprensa - Carolina Assis    Foto: Divulgação

Na sessão ordinária no dia 01 de junho (terça-feira), o líder da bancada petista da Assembleia Legislativa, deputado estadual Amarildo Cruz (PT), destacou na tribuna que no último dia 26 de maio, o Conselho Gestor das ZPEs, do Ministério do Desenvolvimento e Indústria e Comércio do Governo Federal, aprovou entre os seis projetos de ZPE, a inclusão do município de Bataguassu.

Amarildo Cruz explicou que acompanha esse projeto de Bataguassu com o prefeito João Carlos Lemes (PT) há muito tempo. O deputado acredita que no máximo em 90 dias já terão o decreto do Presidente da República regulamentando o funcionamento da ZPE no município. "Eu estive de perto, acompanhei por várias oportunidades, e meio que silenciosamente esse trabalho foi feito, sendo desenvolvido de uma forma competente", afirma.

O parlamentar informou que esteve com o prefeito João Carlos em varias oportunidades, em Brasília e, em São Paulo principalmente, pois a empresa Pró-Diesel, que foi contratada pela prefeitura municipal, dava assessoria através de um técnico altamente competente e reconhecido, nacional e internacionalmente, o Engenheiro Rui Benites, proprietário dessa empresa, dava acessória a nós, junto ao ministério, para que eles pudéssem chegar à aprovação da ZPE de Bataguassu. "É com uma imensa satisfação que temos a primeira ZPE do Estado de Mato Grosso do Sul, que é a ZPE de Bataguassu. Nós temos a primeira ZPE do Centro Oeste Brasileiro. Isso tem que ser exaltado", diz.

O comitê que analisou os pedidos de aprovação das ZPEs do dia 26 de maio, o Conselho do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, analisou quinze pedidos de instalação de ZPEs e aprovou apenas seis, informou o deputado dizendo que, entre as seis, a primeira do Centro Oeste Brasileiro, a primeira do Estado do Mato Grosso do Sul, é a Zona de Processamento de Exportação de Bataguassu. "A ZPE é importante para o município, a região e o Estado, é um marco importante, tem que ser registrado, saldado, porque é uma coisa positiva para todos nós. E, o nosso trabalho de acreditar no potencial daquela região. Eu sempre fui um defensor intransigente, de que nós, de uma maneira inteligente dentro do nosso Estado, devemos explorar os recursos que nós temos, as potencialidades de desenvolvimento", conclui.

Ele assegura que o Conselho do Ministério do Desenvolvimento de Indústria e Comércio, aprovou a ZPE, analisando critérios técnicos, econômicos e a logística para o escoamento de mercadorias com privilegiada localização geográfica, além da proximidade com os grandes centros consumidores e a condição de levar um transporte barato aos portos para exportação.

O deputado estadual informou que as indústrias que se instalarem nas ZPEs são obrigadas a exportar 80% daquilo que é produzido, com a isenção de impostos, como o IPI, COFINS. "Bataguassu esta próximo, ali um pouco abaixo de Três Lagoas, e acaba se beneficiando, também, do gasoduto, da ferrovia. E, esta no meio praticamente da hidrovia Tietê Paraná, portanto é uma localização extremamente privilegiada. Talvez esse tenha sido um dos fatores mais importantes que pesaram na aprovação pelo Conselho Nacional dessa ZPE", esclarece.

Amarildo Cruz assegura que agora é preciso lutar também para instalar a ZPE de Corumbá. "É importante, é uma região que precisa ter uma Zona de Processamento de Exportação, porque tem uma vocação natural, pelas riquezas inclusive de minérios e de tantas outras coisas que tem na região de Corumbá e que precisa ter esse tipo de incentivo" certifica.

De acordo com o parlamentar o objetivo do Governo Federal ao criar essas Zonas de Processamento de Exportação, é poder desenvolver o Brasil de uma forma mais igual, mais bem distribuída, aproveitar a vocação natural de cada região brasileira e explorar o seu potencial, dando incentivo fiscal para instalação dessas indústrias e também gerando emprego, o que é fundamental.

Ao finalizar, Amarildo Cruz disse que foi extremamente importante a aprovação pelo conselho da criação dessa Zona de Processamento Exportação no município de Bataguassu. "Não poderia deixar de fazer esse registro e mais uma vez, reforçar aqui a necessidade, a disposição que temos todos nós, para que nós possamos também estar aprovando a ZPE de Corumbá, pela importância que tem o município em nosso Estado", finalizou Amarildo Cruz.



As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.