Deputado Amarildo Cruz apresenta projeto para extinguir votos secretos na Assembleia Legislativa de MS

Imagem:
02/07/2013 - 13:08 Por: Tarsilla Ferreira    Foto: Gleice Carpi

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou hoje (2) durante sessão em plenário o projeto que acaba com o voto secreto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Com isso, os votos dos parlamentares para indicação de nome para Conselheiro do Tribunal de Contas, para ocupação de cargo ou função em órgãos estaduais, para concessão de título honorífico e para outras situações previstas no Regimento, serão abertos.

O projeto foi apresentado para os demais parlamentares e recebeu 18 assinaturas, o que acelera o trâmite para que seja aprovado o quanto antes, e entre em vigor o mais rápido possível. Na justificativa apresentada pelo deputado Amarildo Cruz fica esclarecido que o voto secreto é um instrumento que deve ser usado para preservar a democracia, nunca para impedir que haja transparência em relação às decisões tomadas no Parlamento.

De acordo com Amarildo Cruz, os políticos estão mais sensíveis com a situação atual e entendem a necessidade dessa mudança, por isso está recebendo o apoio de praticamente todos os membros da Casa. “O poder das ruas deve ser aproveitado para quem quer legislar com seriedade”, declarou.

“Para fazer um trabalho com transparência no parlamento, com participação popular e eficiência é preciso extinguir os votos secretos”, disse o deputado. “Agora é apenas aguardar o tempo necessário de trâmite para o projeto ser aprovado e, então, não acontecerão mais quaisquer tipos de votos ocultos na Assembleia Legislativa do Estado”, conclui Amarildo Cruz.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.