Audiência discute nesta sexta-feira ampliação de ferrovia em MS
Audiência acontece hoje na Assembleia Legislativa
16/08/2013 - 08:00
Por: Alessandro Perin e Marcelo Pereira
Foto: Divulgação
A Ferrovia EF-267 é umas das priorizadas pelo governo Federal e ligará a região do Bolsão e da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos municípios de São Paulo. Os trilhos passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrados à malha ferroviária do Paraná, permitindo o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.
“Essa ferrovia faz parte de um arrojado projeto de integração nacional agroexportador sobre trilhos da presidente Dilma Rousseff e representa para Mato Grosso do Sul o desenvolvimento e melhoria nas cadeias produtivas, solucionando a falta de logística. Esta estrada de ferro é um passo importante para integrar nosso Estado ao mercado brasileiro e aos países do Mercosul, alcançando também os mercados asiáticos por meio do transporte marítimo”, afirma o deputado Tetila.
Para o deputado Amarildo Cruz, a ampliação da ferrovia mostra mais uma vez que o governo federal está preocupado com Mato Grosso do Sul. “A ampliação da Ferrovia EF-267 será muito importante. Mato Grosso do Sul se tornará um dos principais caminhos para o escoamento de grãos do País”, informa.
O ramal será licitado ainda este ano para a concessão de administração e construção. A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando nesta estrada de ferro em 2019. As linhas férreas estão previstas no Programa de Investimento e Logística, lançado no dia 15 de agosto do ano passado, que prevê investimentos na ordem de R$ 91 bilhões em 25 anos e a maior parte nos primeiros cinco, a contar de 2014.
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