Projeto de Lei de Amarildo Cruz propõe transparência nos hospitais de MS

Imagem:  O deputado acredita que a transparência ajudará a fiscalizar os serviços prestados à população.
O deputado acredita que a transparência ajudará a fiscalizar os serviços prestados à população.
21/08/2013 - 12:23 Por: Evllyn Rabelo    Foto: Evllyn Rabelo

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), apresentou durante sessão solene desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que obriga os hospitais de Mato Grosso do Sul a fixarem, em local visível, a lista com os nomes dos médicos plantonistas e dos responsáveis pelo plantão.

Para o parlamentar, um dos principais problemas na área da saúde, é o atendimento oferecido à população do Estado. "Uma maneira de melhorar a saúde em nosso Estado que encontra-se em situação precária, é garantindo à população, o acesso aos médicos e plantonistas, uma vez que isto é direito do cidadão", destacou.

O Projeto prevê ainda que junto ao nome completo do médico, sejam disponibilizados, foto, número do registro profissional, especialidade médica e os nomes dos responsáveis administrativos e dos médicos responsáveis pela chefia do plantão nos respectivos dias e horários dos plantões.

O deputado estadual, Amarildo Cruz acredita que a transparência ajudará na fiscalização dos serviços prestados nos hospitais da capital e do interior de Mato Grosso do Sul, bem como a correta aplicação do dinheiro público.
"Deixando expostas estas informações, será possível que a própria população contribua com a melhoria do serviço público, por meio de denúncias", salientou.

Atualmente, Mato Grosso do Sul enfrenta sérios problemas na saúde pública, tanto que foram criadas 2 Comissões Parlamentares de Inquéritos da Saúde. Uma da Assembleia Legislativa, da qual o deputado estadual, Amarildo Cruz é membro e presidente, e a outra criada pela Câmara Municipal de Campo Grande.

Ambas as CPI's investigam irregularidades na saúde pública do Estado, contando inclusive com denúncias de falta de médicos plantonistas e especialistas, mau atendimento e diversas outras irregularidades que prejudicam a população sul-mato-grossense.

Para ajudar no trabalho de investigação, os deputados decidiram criar o e-mail cpisaude@al.ms.leg.br para que as pessoas possam denunciar irregularidades nas unidades hospitalares. Também foi criada a fan page CPI da Saúde em MS (https://www.facebook.com/cpidasaudeemms). As pessoas podem assistir as oitivas de Campo Grande ao vivo no link (http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?alias=www.al.ms.gov.br/tvassembleia). Além disso, no canal de comunicação os internautas podem conferir matérias sobre os trabalhos da Comissão e reprises das oitivas da CPI da Saúde em MS realizadas em todo o Estado.

A CPI é composta pelos deputados Amarildo Cruz - presidente, Lauro Davi (PSB) - vice-presidente, Junior Mochi (PMDB) - relator, Mauricio Picarelli (PMDB) - vice-relator e Onevan de Matos (PSDB), membro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.