Amarildo Cruz comemora retirada do projeto que fecha comarcas no interior de MS

Imagem: Projeto de Lei passará por reanálise.
Projeto de Lei passará por reanálise.
09/09/2013 - 11:25 Por: Evllyn Rabelo    Foto: Gleice Carpi

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT) parabenizou a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, de retirar o Projeto de Lei n. 131/2013 que pede o fechamento de 16 comarcas do interior do Estado. A decisão se deu depois que deputados e prefeitos das comarcas prejudicadas se reuniram com o presidente do TJMS, desembargador Joenildo de Souza Chaves, para solicitar o não fechamento das comarcas.

Na semana passada, o desembargador encaminhou um ofício à presidência da Assembleia Legislativa solicitando a devolução do Projeto de Lei para reanálise da estruturação organizacional das comarcas e varas do Estado.

Para o deputado estadual, Amarildo Cruz, o fechamento das comarcas seria um retrocesso e resultaria em prejuízo para a população que teria que se deslocar para municípios vizinhos para receber atendimento da Justiça. “Desde o início nos mobilizamos e, juntamente com os prefeitos dos municípios que seriam atingidos com essa decisão, lutamos para que essa decisão fosse revogada”, falou.

O risco de fechamento das comarcas é baseado nos dispositivos do Código de Organização e Divisão Judiciária (lei 1.511/94), que eleva os quantitativos mínimos de processos, de população e de eleitores para uma comarca ser criada e não correr o risco de ser extinta ou rebaixada.

Apesar de não ser definitiva, o deputado estadual, Amarildo Cruz, considera a decisão uma grande conquista. “Sabemos que a decisão do TJ é provisória, visto que passará por adaptações, segundo o desembargador, mas ainda assim é resultado do esforço concentrado dos deputados e da população que demonstrou sua indignação”, declarou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.