Amarildo Cruz participa de audiência com Ministro Aloizio Mercadante

Imagem: Amarildo Cruz durante audiência com Aloizio Mercadante
Amarildo Cruz durante audiência com Aloizio Mercadante
05/10/2013 - 10:04 Por: Alessandro Perin, com informações assessoria AL-MS    Foto: Alessandro Perin

O deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), participou na tarde desta sexta-feira (4) da audiência pública com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande. Na ocasião, o representante da União, por meio de slides, apresentou os avanços alcançados pelo Governo Federal na educação. O evento foi proposto pelo deputado federal Antônio Carlos Biffi em parceria com o senador Delcídio Amaral, ambos do PT.

Os dados expostos por Mercadante durante o debate levam em conta os últimos anos. “Em 20 anos, nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] cresceu quase 50%. Um levantamento apontou que a educação ficou responsável, em 71%, pelo índice animador. Mas queremos mais”, pontuou o ministro, aproveitando para tratar sobre os desafios que o MEC (Ministério da Educação) tem pela frente. De acordo com Mercadante, o PNE (Plano Nacional de Educação), elaborado pelo MEC, está prestes a ser votado no Congresso Nacional. O documento tem 20 metas.

Brasil carinhoso - O programa Brasil Carinhoso, por exemplo, tem como meta a construção de seis mil novas creches e pré-escolas até 2014. “Entretanto, precisamos das prefeituras para conquistar isso. Nós, do Ministério, nos comprometemos a bancar toda a construção. Mas, as prefeituras têm que providenciar o terreno e as documentações”, defende Mercadante.

Entre os avanços esperados com a iniciativa está a alfabetização de todas as crianças, em língua portuguesa e em matemática, até os oito anos de idade. Essa medida se estenderá até o fim do terceiro ano do ensino fundamental.

Durante a audiência, Mercadante que “para o Brasil se tornar um País de primeiro mundo é necessário investir em educação em período integral”. Ele garantiu que isso está entre as prioridades do PNE. “A meta, até 2014, é que consigamos ter, inicialmente, 30 mil escolas oferecendo o ensino integral”.

Em 2013, mais de 49,5 mil escolas já aderiram ao programa. O número já superou a meta inicial para 2014 que era de oferecer o ensino em período integral em 30 mil escolas. Agora, a meta é levar o beneficio a 60 mil escolas até o fim do ano que vem, de acordo com o ministro. Ele ainda disse reconhecer que a grande maioria das escolas não tem condições físicas de ofertar o serviço, defendendo a parceria público-privada.

“Muitas escolas acabaram recorrendo a essas parcerias, o que tem apresentado índices animadores. Na maioria das vezes, as entidades privadas cedem o espaço e a escola entra com os profissionais”, ressaltou.

Para o deputado estadual Amarildo Cruz, à vinda de Aloizio Mercadante a Mato Grosso do Sul mostra que o Governo Federal está preocupado em levar educação para todos e de boa qualidade. “O Ministro nos relatou aqui que o Brasil é um dos países que mais têm investido em educação nos últimos anos. Isso mostra que estamos no caminho certo para termos um mundo melhor e mais digno para todos”, comentou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.