Deputado Amarildo Cruz participa da inauguração da nova sede do Ibama-MS
Deputado Amarildo Cruz discursa durante o evento no Ibama-MS
28/04/2014 - 14:20
Por: Alessandro Perin
Foto: Alessandro Perin
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o senador Delcídio do Amaral, o superintendente nacional do Ibama, Volney Zanardi Júnior, o prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, entre outras.
Na ocasião, também foi inaugurada a galeria de fotos dos ex-superintendentes do Ibama-MS. O deputado Amarildo Cruz, que presidiu o órgão em 2012, destacou a importância do Ibama para a preservação do Meio Ambiente.
“O governo federal está preocupado com a política ambiental e se sensibilizou com a necessidade de se ter uma nova sede para o Ibama no Estado, com mais espaço para os servidores trabalhar, melhor desempenhar suas funções e atender o público.
Segundo o deputado Amarildo Cruz, a política ambiental é uma das prioridades do governo federal. “O Ibama é o guardião do meio ambiente e há 25 anos vem defendendo a fauna e a flora do Brasil. Tenho muito orgulho de ter sido superintendente do Ibama-MS durante um período”, destacou.
Criado em 22 de fevereiro de 1989, através da Lei no 7.735/1989, formado, originalmente, a partir da fusão da Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe), Superintendência de Desenvolvimento da Borracha (Sudhevea), Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), o Ibama é o órgão federal executor das políticas públicas relativas à fiscalização, ao monitoramento ambiental, uso e controle dos recursos naturais, ao licenciamento e à qualidade ambiental, e vem experimentando nesses 25 anos diferentes modelos de gestão na busca de soluções que propiciem melhores resultados às suas múltiplas funções.
Sendo um órgão ligado essencialmente à fiscalização, muita gente desconhece o grande número de serviços que o Ibama presta à sociedade, que vão desde a abertura e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental de âmbito federal, seguindo pela fiscalização do cometimento de ilícitos ambientais, até a licença para uso da configuração de veículo ou motor, que está vinculado ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.