Deputado Amarildo Cruz é empossado para o 3º mandato na Assembleia Legislativa
Amarildo Cruz exercerá seu 3º mandato como deputado estadual.
01/02/2015 - 11:46
Por: Alessandro Perin
Foto: Evllyn Rabelo
Amarildo Cruz é reconhecido por defender as questões sociais e por trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense. "Sempre fui um defensor das bandeiras relacionadas à Saúde, Habitação, Meio Ambiente e a promoção da Igualdade Racial e Social.
Nos próximos quatro anos vou continuar trabalhando para que cada vez mais consigamos avanços e melhorias nessas áreas tão fundamentais", destacou.
Em 2013, o parlamentar foi destaque na imprensa nacional, após presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, que investigou os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), ocasião em que apresentou um voto em separado pedindo indiciamentos e a devolução de recursos públicos gastos indevidamente.
O voto em separado do deputado Amarildo Cruz serviu como base para abertura de procedimentos investigatórios na Controladoria Geral da União, Ministério da Saúde, Ministério Público Federal e Polícia Federal, entre outros. " A CPI foi a maior investigação já feita na saúde do Estado.
Com base em documentos e depoimentos conseguimos comprovar várias irregularidades e decidimos encaminhar essa documentação aos órgãos responsáveis pedindo que as providências fossem tomadas, os envolvidos punidos e o dinheiro devolvido aos cofres públicos. O voto em separado que apresentei ao final dos trabalhos foi fundamental para que a justiça pudesse aplicar as penalidades”, comentou.
Autor de diversas leis que beneficiam diretamente a população sul-mato-grossense, Amarildo Cruz afirmou que continuará trabalhando para a população. “Nosso papel enquanto parlamentar é trabalhar em prol da população e nesse mandato que se inicia reafirmo o meu compromisso de fazer mais pelo nosso Estado”, falou o deputado reeleito.
Amarildo Cruz é autor de diversas leis, entre elas a que institui reserva de vagas de 10% para negros aprovados em concursos públicos estaduais, a que determina a criação de comissão de transição em Mato Grosso do Sul para facilitar a troca de informações na mudança dos prefeitos e governador, a que obriga os hospitais de MS fixarem, em local visível, a lista com os nomes dos médicos plantonistas e dos responsáveis pelo plantão.
Além disso, o deputado Amarildo cruz é autor do projeto que acabou com a votação secreta na Assembleia Legislativa para indicação de nomes para conselheiro do Tribunal de Contas, para ocupação de cargos ou funções em órgãos estaduais, para concessão de título honorífico e para outras situações previstas no Regimento Interno. Também é autor do projeto de lei que obriga Hospitais e Estabelecimentos de Saúde Pública e Privada de Mato Grosso do Sul que atendam pelo Sistema Único de Saúde a integrarem ao Sistema de Regulação de Vagas (SISREG- DATASUS). Na área da habitação, destacou-se como autor da Emenda Constitucional 44 que destina anualmente 1% da receita líquida estadual ao Fundo de Habitação de Interesse Social de Mato Grosso do Sul.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.