Deputado Amarildo Cruz é homenageado com a Comenda Memória do Legislativo

Imagem:
15/09/2015 - 16:20 Por: Alessandro Perin    Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) recebeu a comenda “Memória do Legislativo” em sessão solene comemorativa aos 180 anos de criação das Assembleias Provinciais. O evento aconteceu no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

“Fico muito feliz por receber essa homenagem. Essa comenda mostra a união entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, falou o parlamentar sul-mato-grossense.

Na ocasião, também ficou definida a criação do Parlacentro, que reúne seis Assembleias Legislativas para discutir temas conjuntos da região central do Brasil. O parlamento interestadual foi idealizado por deputados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, durante reunião em Cuiabá, e deve contar também com a participação de deputados de Goiás, do Tocantins e do Distrito Federal.

Nos cinco estados e no Distrito Federal, a proposta é que sejam criadas Comissões Permanentes com cinco deputados estaduais em cada estado para discutir assuntos comuns à região, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), meio ambiente, logística, turismo e segurança das fronteiras, no caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A próxima reunião do grupo vai acontecer em Mato Grosso do Sul.

180 ANOS - A solenidade que celebrou os 180 anos da Assembleia uniu os dois estados, que foram divididos em 1977, criando o estado de Mato Grosso do Sul, tendo como capital Campo Grande, mas o desejo de desmembrar Mato Grosso do Sul de Mato Grosso se iniciou nas primeiras décadas do século XX, com uma revolta sob a liderança do coronel João da Silva Barbosa.

Com a divisão, foi possível cada estado progredir e crescer economicamente. Com este encontro os líderes buscaram aproximação para a solução de problemas comuns como a logística e fronteira.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.