Missa do Divino Espírito Santo é celebrada na AL

Imagem:
08/06/2010 - 10:30 Por: Juliana Turatti    Foto: Chileno

Nesta terça-feira (08/06) foi realizada no saguão da Assembleia Legislativa a missa em ação de graças ao Divino Espírito Santo. A iniciativa é dos deputados Dione Hashioka (PSDB) e Junior Mochi (PMDB).

A festa do Divino Espírito Santo é a mais antiga e tradicional festa religiosa do Estado
de Mato Grosso do Sul. O deputado Junior Mochi destacou que "a festa têm um significado muito grande".

A missa foi celebrada pelos padres João Alves da Paróquia São João Batista de Camapuã e o Micael Carlos da Paróquia São José de Coxim. Ainda contou com presença das amigas do acordeon de São Gabriel do Oeste, dos festeiros de Campo Grande e Coxim e a recepção da bandeira do Divino Espírito Santo. O padre
João falou do papel espiritual do Divino na vida de cada um, que Jesus nos motiva a dar sabor à nossa vida e ser para os outros luz que guia no bom caminho.

No próximo domingo, dia 13 de junho será realizada a 16ª Festa do Divino Espírito Santo em Campo Grande, às 8h na Associação Nipo Brasileira.

História - A Festa do Divino Espírito Santo é uma das festas mais tradicionais do Centro-Oeste brasileiro. Pouco se sabe sobre sua origem como evento no Brasil, a não ser que ela veio com os portugueses no período colonial.

A festa é realizada no domingo de Pentecostes, celebração católica que acontece sempre 50 dias depois da Páscoa, em comemoração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Conforme o pesquisador Carlos R. Brandão, as pessoas recorrem ao Divino em busca dos mesmos milagres esperados dos santos da igreja católica, fazendo inclusive, promessas. Ele não tem atributos específicos, como o Santo Antônio que protege os namorados, por esta razão ao Divino tudo se pede.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.