Professor Rinaldo salienta prejuízos provocados pelo crack

Imagem: Deputado Professor Rinaldo
Deputado Professor Rinaldo
09/06/2010 - 11:37 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Professor Rinaldo (PSDB) salientou nesta quarta-feira, dia 9, a difícil recuperação dos dependentes viciados em crack. No uso da tribuna, durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária, o parlamentar disse que falta no país a infra-estrutura necessária para o combate ao tráfico, a prevenção ao uso e a recuperação dos drogados.

Rinaldo apresentou levantamento da psiquiatra Maria Thereza Aquino, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que durante 25 anos dirigiu o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad). Segundo a especialista, 1,2 milhão de pessoas consomem crack no Brasil.

O parlamentar ressaltou que, em dois anos, Maria Theresa tratou 200 dependentes de crack e conseguiu recuperar apenas um. Muitos usuários cometem crimes para manter o vício na droga, considerada a mais perversa porque é 80 vezes mais forte que a cocaína e por matar 30% dos usuários nos primeiros 5 anos de uso. Rinaldo invocou a reunião de esforços para o combate à epidemia de crack que está fugindo ao controle da sociedade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.