Kemp cobra providência sobre falta d´água em Maria Coelho

Imagem: Deputado Pedro Kemp
Deputado Pedro Kemp
06/10/2010 - 10:33 Por: Fernanda Monteiro    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Pedro Kemp (PT) utilizou a tribuna na sessão de hoje para solicitar providência dos Ministérios Público Estadual e Federal em relação ao problema de abastecimento de água no distrito de Maria Coelho, distante 45 km de Corumbá. As 20 famílias que moram no local estão dependendo de caminhões pipa para se hidratarem, comer e produzir.

A denúncia do parlamentar foi além e responsabilizou a Siderúrgica Vetorial pela preocupação dos moradores da comunidade. Para Pedro Kemp o problema ocorre porque a empresa, que comprou as atividades da MMX e não está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), capta a água dos córregos para fazer a lavagem do minério de ferro e resfriamento do ferro gusa explorado na morraria do Urucum. “O mais difícil de entender é que a Vetorial conseguiu uma liminar para continuar usando a água disponível na região”, indignou-se Kemp.

Paulo Duarte (PT) interveio para explicar que a liminar é recente e que a Vetorial ainda não está operando com a utilização da água dos córregos. O deputado reconheceu o problema de falta de água potável no distrito “de longa data” e propôs uma audiência pública para debater se é possível continuar a exploração de minério de ferro sem que haja prejuízos ao meio ambiente e à população. “Porque se for comprovado que não é possível ser dessa forma, que não agrega valor, é melhor parar o processo de industrialização”, posicionou-se o deputado.

Por ter visitado o distrito de Maria Coelho há apenas 20 dias e se comprometido com os moradores, o deputado Pedro Kemp apresentou 2 indicações na sessão de hoje para que o Ministério Público Estadual e Federal estudem medidas para garantir condições razoáveis de subsistência e que seja feito um estudo de impacto ambiental em relação as atividades da Siderúrgica Vetorial.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.