Saúde do Homem é tema da palestra na AL

Imagem: Eliane Espíndola
Eliane Espíndola
10/11/2010 - 09:46 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

Em agosto de 2009 o Ministério da Saúde lançou em Brasília, a Política Nacional de Saúde do Homem com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

Nesta manhã, dia 10 de novembro, "A Saúde do Homem" é o assunto da palestra da gerente técnica do programa de saúde do homem de Campo Grande, a psicóloga Eliane A. Espíndola.

De acordo com Eliane, em Campo Grande os principais agravos da morte do sexo masculino são cardiovasculares (tabagismo, obesidade e sedentarismo), acidentes de trânsito e homicídios e câncer. Ela avaliou a necessidade da sensibilização e do auto cuidado dos homens com a saúde "o homem tem que compreender a importância de cuidar-se", concluiu.

A psicóloga destacou que adotar uma alimentação saudável, não fumar e evitar bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos são algumas mudanças no dia-a-dia que auxiliam na saúde.

A palestra faz parte da 3ª Edição da Semana de Saúde realizado pelo Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A programação segue até o dia 12 de novembro.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.