No Dia da Ordem DeMolay, jovens exaltam valor da entidade

Imagem: Jovens DeMolays comemorando o Dia Estadual da Ordem.
Jovens DeMolays comemorando o Dia Estadual da Ordem.
18/03/2011 - 11:24 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Para comemorar o Dia Estadual do DeMolay, a Assembleia Legislativa, por proposição do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), realizou sessão solene na manhã desta sexta-feira. Em Mato Grosso do Sul, a data é lembrada desde 2008, quando foi instituído o 18 de março para relembrar a marcante morte de Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros dos Templários.

Em 18 de março de 1314, Jacques DeMolay foi traído pelo rei da França, Felipe IV, o Belo, e como pena foi torturado e depois queimado na fogueira em frente à Catedral de Notre Dame, sob a acusação de heresia e infidelidade à Igreja e ao Rei. Por não entregar os companheiros ou faltar com o juramento de templário, passou a ser reverenciado como símbolo de lealdade e companheirismo.

O maçom Frank Sherman Land fundou a ordem em 1919, usando o nome do cavaleiro como exemplo a ser seguido. Foi trazida para o Brasil pelo maçom Alberto Mansur e se estabeleceu em Mato Grosso do Sul em 1983. A entidade é uma ordem secreta de bens filosóficos, fraternais e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos.

Os jovens aprendem virtudes como o amor, a reverência por tudo o que é sagrado, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. As unidades de trabalho dos DeMolays são chamadas de Capítulos. Calcula-se que haja pelo menos dois milhões de membros em todo o mundo e mais de 20 mil no Brasil. No Estado, são mais de 800 mil jovens membros.

“Nós temos como princípios o amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve preservar a boa conduta a que livremente se comprometeu”, disse o Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, Luis Fernando Sauei Marques.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.