Diogo Tita propõe gratuidade de cirurgias eletivas no Estado

Imagem: O pepessista falou sobre a necessidade das intervenções cirúrgicas.
O pepessista falou sobre a necessidade das intervenções cirúrgicas.
22/03/2011 - 12:30 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

Na sessão plenária desta terça-feira (22/3), o deputado Diogo Tita (PPS) apresentou projeto de lei que propõe a gratuidade da realização de intervenções cirúrgicas aos cidadãos residentes em Mato Grosso do Sul.

As cirurgias eletivas propostas no projeto referem-se a laqueadura tubária, vasectomia e esterilização transcervical, efetuadas nos hospitais e maternidades da rede pública estadual e conveniados com o SUS (Sistema Único de Saúde).

O parlamentar discorreu sobre a necessidade das intervenções cirúrgicas. “Quem depende do SUS fica vários anos na espera e no caso da vasectomia, ela pode auxiliar no controle da natalidade da família”.

Saiba mais sobre as cirurgias:

Laqueadura tubária: constitui o método permanente de contracepção, operacionalizado por meio da obstrução do lúmem tubário. É um método definitivo.

Vasectomia: é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais diferentes que desembocam na uretra.

Esterelização transcervical: constitui num método contrapectivo permanente, sem cirurgia, com utilização de um aplicador e uma micro-câmera e a implantação de duas molas de titânio demoninadas Essure, uma em cada trompa do paciente.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.