Ex-senador Lúdio Coelho morre aos 88 anos na Capital

Imagem: Lúdio Coelho foi prefeito por duas vezes em Campo Grande e também senador da República.
Lúdio Coelho foi prefeito por duas vezes em Campo Grande e também senador da República.
22/03/2011 - 16:00 Por: João Humberto    Foto: Divulgação

Nesta tarde, por volta das 14h40, o ex-prefeito de Campo Grande e ex-senador Lúdio Coelho, 88 anos, morreu no Proncor, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no local desde sexta-feira (18).

Nascido em 22 de setembro de 1922 na Fazenda Bela Vista, em Rio Brilhante, Lúdio Coelho era filho de Laucídio Coelho e Lúcia Martins Coelho. Ocupou cargos de presidente da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul) e do Banco Agrícola de Dourados, além de também ter sido superintendente do Banco Sul-Mato-Grossense Financial.

Entre 1983 e 1985, Lúdio foi nomeado prefeito de Campo Grande, cargo que voltou a ocupar de 1989 a 1992, quando foi eleito. Em 1994 foi eleito senador da República com 29,44% dos votos válidos, tendo cumprido mandato de 1995 a 2003.

Lúdio foi presidente do diretório regional do PSDB em Mato Grosso do Sul e no Senado participou de diversas comissões. Seu sobrinho Edmar Neto, que já foi vereador em Campo Grande, mora em São Paulo (SP) e deve chegar daqui a pouco para o velório do tio, que tem início às 18h na Câmara de Vereadores da Capital.

Casado com Nilda de Almeida Coelho, Lúdio é considerado um dos nomes mais fortes na política estadual. Em dezembro de 2009 ele foi homenageado na Assembleia Legislativa com medalha de honra durante evento presidido pelo deputado Professor Rinaldo (PSDB). Atualmente ele era presidente de honra do partido tucano.

Como pecuarista, participou da instalação do primeiro frigorífico de Mato Grosso do Sul, sendo o pioneiro na atividade de reflorestamento e integração da lavoura-pecuária. Ele ainda foi vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, entre outras centenas de atividades empresariais e classistas.

Amigo de Lúdio e administrador de suas fazendas, Luiz Vieira informou à reportagem do Portal ALMS que o ex-senador era um excelente empreendedor e um exímio desbravador.

O corpo de Lúdio será sepultado amanhã, às 10h, no cemitério Parque das Primaveras, na avenida Senador Filinto Müller.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.