Deputados querem traçar diagnóstico da situação da Santa Casa

Imagem: Deputados Alcides Bernal e Lauro Davi são a favoráveis à soma de esforços para encontrar uma solução prática.
Deputados Alcides Bernal e Lauro Davi são a favoráveis à soma de esforços para encontrar uma solução prática.
30/03/2011 - 13:01 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Os deputados estaduais debateram na sessão desta quarta-feira (30/3), sobre o drama enfrentado por pacientes e funcionários da Santa Casa de Campo Grande. A Comissão de Saúde e Seguridade Social pretende buscar junto à instituição dados técnicos da atual situação para desenvolver estratégias e apontar soluções.

Para o deputado Alcides Bernal (PP), a saúde pública está um caos e há necessidades de urgentes providências. “É preciso abraçar as pessoas que dependem da saúde pública. É preciso abraçar os doentes de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um escândalo nacional. Quem anda pelos corredores da Santa Casa sabe o quanto sofre nosso povo”, destacou o parlamentar na tribuna.

Onevan de Matos (PSDB) disse que a saúde virou caso de polícia. “Todos os setores estão precários. Médicos não têm condições de trabalho. E não é só a Santa Casa, mas o Hospital Regional e o Hospital de Dourados. Têm hospitais da região de fronteira que estão sendo descredenciados do SUS [Sistema Único de Saúde]. Hoje, a saúde está um caos em Mato Grosso do Sul”, comentou, em aparte.

Diogo Tita (PPS) acredita que uma solução é a regulamentação da Emenda Constitucional 29. “A emenda regulamenta o percentual mínimo exigido em 15% para os municípios, 12% para os Estados, e não determina a porcentagem para a União. Isso irá gerar R$ 5 bilhões a mais por ano em investimento na saúde”, explicou.

Traçar Diagnóstico - O deputado Lauro Davi (PSB), presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social, irá marcar para os próximos dias uma reunião com os membros da Junta Interventora, Direção Administrativa e Corpo Clínico da Santa Casa.

“Precisamos unir esforços para encontrarmos uma solução prática. Vou entrar em contato com o Jorge Martins, diretor-presidente da Junta Administrativa, para marcarmos uma reunião. Todos os membros da Comissão de Saúde querem ouvir a versão da Santa Casa. Somente com os dados técnicos em mãos, vamos ter condições de traçar um diagnóstico e estudar soluções e metas para ajudar o Estado a sanar os problemas emergenciais da saúde pública”, afirmou Lauro Davi.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.