Audiência discute ações de segurança pública na Assembleia

Imagem: Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania está sendo debatido no Plenário.
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania está sendo debatido no Plenário.
05/04/2011 - 14:39 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Em parceria com o Forsep (Fórum pela Segurança Pública com Cidadania), a Assembleia Legislativa realiza, neste momento, realiza a audiência pública “Pronasci – Segurança Pública com Cidadania”. Estão sendo discutidas ações na área de segurança pública, tendo como eixo principal a prevenção. Os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Junior Mochi (PMDB) são os proponentes.

Elaborado pelo Ministério da Justiça, o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. Entre os principais eixos do programa se destacam a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

Participam da audiência Rogerson Rimiolli (representando a OAB/MS[Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul]), Sidnei Alberto (Diretoria Geral da Polícia Civil), Valdineir Ciro de Souza (Forsep), Pedro Chaves (suplente de senador, representando Delcídio do Amaral), André Matsushita (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Joenildo Chaves de Souza (Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude), Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos (Ministério Público do Estado) e padre Ubirajara Vieira de Melo (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

“Estamos discutindo um novo modelo de segurança pública, com efetiva participação da população da sociedade, tendo como eixo principal a questão da prevenção”, explicou Kemp, na abertura do evento.

“É importante estarmos debatendo sobre o Pronasci, um programa considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade”, destacou Mochi.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.