Na Assembleia, sem-terra pedem apoio por Reforma Agrária

Imagem: Trabalhadores rurais sem-terra compareceram à Assembleia Legislativa pedir apoio dos deputados.
Trabalhadores rurais sem-terra compareceram à Assembleia Legislativa pedir apoio dos deputados.
14/04/2011 - 11:19 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Quinze anos após massacre de Eldorado dos Carajás (PA), o coordenador estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) José Batista dos Santos foi à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14/4) para pedir apoio dos deputados para a nomeação urgente de um novo superintendente estadual do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

José Batista fez um apelo para que o processo de reforma agrária seja retomado e os recursos liberados para as melhorias dos assentamentos, como a construção de casas. "Desde agosto de 2010 está tudo parado, as desapropriações e os recursos para estradas e construção das casas", afirmou. "Estamos passando por uma situação terrível", acrescentou.

Os processos foram parados após a notícia de corrupção dentro do órgão. Uma quadrilha cooptava proprietários interessados em obter a certificação de suas propriedades rurais ou qualquer outra vantagem junto ao Incra, intermediando o pagamento de propina a servidores do órgão. Desencadeada pela Polícia Federal, a Operação Dupla Face prendeu 34 pessoas em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

"Somos favoráveis às investigações, mas só elas estão prosseguindo, os investimentos não", afirmou José Batista. "Que puna as famílias que tem que ser punidas, mas garanta o direto às outras". Para o movimento sem-terra, a solução passa necessariamente pela indicação de um novo superintendente para o órgão.

Compareceram à Assembleia Legislativa, cerca de 100 trabalhadores rurais sem-terra, entre acampados e assentados. A presença dos sem-terra na Casa de Leis marcou as atividades do movimento nacional Abril Vermelho e o massacre do dia 17 de abril de 1996, quando 19 sem-terra foram mortos e 79 mutilados ou feridos pela polícia na rodovia PA-150.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.