Deputados querem celeridade na indicação de superintendente

Imagem: Deputados Zé Teixeira, Mara Caseiro, e Laerte Tetila ocuparam tribuna para clamar por novo superintendente do Incra.
Deputados Zé Teixeira, Mara Caseiro, e Laerte Tetila ocuparam tribuna para clamar por novo superintendente do Incra.
14/04/2011 - 12:10 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

Na sessão plenária desta manhã (14/4), alguns parlamentares cobraram indicação imediata de um novo superintendente para o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Conforme o deputado Zé Teixeira (DEM), atualmente os assentados tocam as lavouras 'no braço', por não terem condições de adquirir maquinário. Ele também questionou como um sem terra pode comprar maquinário, se não tem a escritura da terra para dar como garantia.

“Também é necessário moralizar e passar a limpo a reforma agrária, assentar quem realmente quer se fixar no campo e produzir”, ressaltou.

Neste sentido, o democrata solicitou a legalização na indicação de um nome para o ocupar a Superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul. Zé Teixeira comentou sobre a necessidade de o instituto assumir sua responsabilidade.

“Precisamos de uma reforma agrária decente, dentro da lei, com respeito e dignidade ao sem-terra”, explicou.

A deputada Mara Caseiro (PTdoB) também apoiou o debate. “É um absurdo estarmos sem um superintendente no Incra aqui em Mato Grosso do Sul”.

Já o deputado Laerte Tetila (PT) reclamou da morosidade na escolha do superintendente. “É inaceitável essa demora, que já se estende desde janeiro”, argumentou o parlamentar.

Bancada Federal - O deputado Zé Teixeira informou que fará uma correspondência para os três senadores que representam Mato Grosso do Sul, em Brasília (DF). O objetivo da correspondência é para que os senadores intercedam junto ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na indicação do nome do superintendente do Incra.

No dia 27 de abril, às 14h, no Plenário Júlio Maia, será realizada audiência pública com o tema Incra e o Georreferenciamento das Propriedades Rurais de Mato Grosso do Sul. A proposição é do deputado Diogo Tita (PPS).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.