Dia do Índio é lembrado pelo deputado Zé Teixeira

Imagem: Para Zé Teixeira, produtores não podem aceitar a invasão das terras e por isso deve haver relação pacífica entre eles e índios.
Para Zé Teixeira, produtores não podem aceitar a invasão das terras e por isso deve haver relação pacífica entre eles e índios.
19/04/2011 - 13:38 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Zé Teixeira (DEM) também ocupou a tribuna nas explicações pessoais, para falar em prol dos índios. O Dia do Índio é comemorado nesta terça-feira (19/4). A data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto de lei 5.540.

Zé Teixeira lembrou a importância da Funai (Fundação Nacional do Índio) para o índio e da necessidade de ouvir as famílias indígenas que estão passando fome.

Ele ainda afirmou que o produtor rural não pode aceitar a invasão das terras e que há necessidade de buscar uma forma pacífica para o percalço. “O Brasil precisa andar pelo caminho do progresso e do desenvolvimento”, completou.

Em aparte, o deputado Pedro Kemp (PT) falou do problema dos índios em relação à terra, para que as pessoas que trabalham nela não sejam prejudicadas.

O democrata destacou ainda a precariedade da Comunidade Laranjeira Nhaderu, que está vivendo na rodovia MS-163, em Rio Brilhante.

História - Em 1940 foi realizado no México o 1º Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões.

Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois há séculos eles estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.