Livros poderão ter versão digital para deficientes visuais

Imagem: Conforme Kemp, a proposta é sugestão do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência.
Conforme Kemp, a proposta é sugestão do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência.
26/04/2011 - 12:31 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Os deficientes visuais de Mato Grosso do Sul poderão ter acesso aos livros didáticos e técnicos, a partir de um formato digital. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou, na sessão desta terça-feira (26/4), projeto de lei que determina às editoras disponibilizarem a versão digital das obras.

Segundo o parlamentar, a proposta foi sugestão do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência. “Muitas são as dificuldades enfrentadas pelo deficiente visual para ter acesso aos textos técnicos ou didáticos. Por vezes, é o próprio usuário que faz a conversão do material em versão digital para poder estudar, no entanto, esse processo demanda muito tempo e paciência”, explicou.

Para as editoras disponibilizarem o trabalho em versão digital é um processo fácil, uma vez que os livros, para serem rodados em gráfica, são todos produzidos em ferramentas digitais, portanto a medida não implicaria mais despesas às empresas.

“Infelizmente ainda são necessárias leis para garantir a acessibilidade, porque os direitos, embora existam na sua condição formal, ainda não foram efetivados de maneira substantiva. Por meio de programa específico, os deficientes visuais podem ler qualquer texto, a partir de narração em áudio”, completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.