Dione apoia projeto que proíbe fumódromos em todo o País

Imagem: Deputada Dione Hashioka, propositora da audiência pública, integra Comissão de Saúde da Assembleia.
Deputada Dione Hashioka, propositora da audiência pública, integra Comissão de Saúde da Assembleia.
02/05/2011 - 13:10 Por: Juliana Turatti    Foto: Wagner Guimarães

Com o tema "As mulheres e o tabagismo", a audiência pública proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB), realizada na manhã desta segunda-feira no plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, visou repassar esclarecimentos sobre o tema aos cidadãos sul-mato-grossenses, além de conscientizar a população sobre os males causados pelo cigarro.

"Se fumar faz mal, então fumar para quê?", questionou a deputada tucana na abertura da audiência. Ela ainda destacou que o assunto é preocupação mundial.

Como encaminhamento da audiência, Dione, que também integra a Comissão de Saúde da Assembleia, declarou que vai buscar a união de das assembleias legislativas do Brasil para apoiar o projeto de lei do senador Tião Viana (PT-AC), que proíbe os fumódromos em todo o País.

Óbitos - Durante a audiência, a médica pneumologista Ângela Dias Queiróz destacou que as doenças causadas pelo tabagismo matam cerca de 5 milhões de pessoas por ano.

Levando em conta as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos, a tendência é de agravamento da situação. "As projeções para 2025 são de 10 milhões de óbitos, 70% em países em desenvolvimento", disse a especialista em doenças dos órgãos respiratórios.

A fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas diferentes, incluindo a nicotina, que é a causadora do vício e é cancerígena.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.