Mara e deputados estudantes discutem teor de audiências

Imagem: Reunião entre deputada Mara Caseiro e deputados estudantes aconteceu no plenarinho da Assembleia
Reunião entre deputada Mara Caseiro e deputados estudantes aconteceu no plenarinho da Assembleia
04/05/2011 - 17:28 Por: João Humberto    Foto: Roberto Higa

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) se reuniu com dez deputados estudantes do Parlamento Jovem, nesta quarta-feira à tarde, no plenarinho Nelito Câmara, para discutir assuntos que podem ser enfocados nas três audiências públicas que serão realizadas por ela na Assembleia Legislativa, com o tema “Segurança nas escolas”.

A primeira audiência, com o tema “Consciência Jovem – segurança nas escolas de Mato Grosso do Sul”, acontecerá no próximo dia 11, a partir das 14h, no plenário Júlio Maia. Serão ouvidas as dificuldades encontradas pelos estudantes nas escolas.

Foram convidados representantes das secretarias de Estado de Educação; de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária; Saúde; Segurança Pública; e de secretarias municipais de Campo Grande.

No dia 8 de junho será a vez de ouvir os profissionais da saúde como neurologistas, neuropediatras e psicólogos. E na última audiência pública, no dia 6 de julho, será elaborado um Plano Estadual de Desenvolvimento da Juventude, que servirá para contribuir com o Plano Nacional da Juventude.

A intenção das audiências é evitar casos como o massacre do dia 7 de abril, em uma escola de Realengo, no Rio de Janeiro, quando 12 crianças foram mortas pelo ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. "É um tema complexo que envolve muitos debates", explicou a deputada.

Reunião - Também participaram da reunião no plenarinho a técnica pedagógica da SED (Secretaria de Estado de Educação), Rosemari Oliveira, e a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Maria das Dores Resende Silveira.

Os deputados estudantes apresentaram questionários sobre bullying, falta de políticas públicas para os jovens, qualificação profissional, ensino profissionalizante, drogas, violência, inversão de valores, respondidos pelos alunos de suas escolas. Os questionários foram elaborados pela deputada Mara Caseiro.

Para o presidente do Parlamento Jovem, Flávio Piccoli, “muitas vezes os professores tem boas ideias, mas não as colocam na prática por conta da resistência das diretorias das escolas”. Ele é estudante da Escola Estadual Hércules Maymone.

Já a estudante Marcela Vieira, de 15 anos, que estuda na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, ressaltou que distribuiu a pesquisa a nove grupos de alunos. Todos sabem o que é bullying e criticaram falta de um planejamento pedagógico nos estabelecimentos de ensino.

A maioria dos alunos afirmou que conhece algum estudante que já sofreu bullying. Eles alegam que, apesar disso, muitas vezes os assuntos em torno do tema tendem a ser tratados veladamente nas escolas.

Rosemari salientou que é necessário um plano pedagógico bem definido que objetive o cuidado com os alunos e que lhes propiciem qualidade de vida.

Já a deputada Mara Caseiro parabenizou as colocações dos deputados estudantes e frisou que as ideias apresentadas por eles serão debatidas na primeira audiência pública. “Ações assim são essenciais para o exercício da cidadania”, reforçou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.