Desestruturação da família provoca a violência infanto-juvenil

Imagem: Conforme Mara Caseiro, resgate da juventude passa pela recuperação da família.
Conforme Mara Caseiro, resgate da juventude passa pela recuperação da família.
11/05/2011 - 16:03 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

O Brasil tem 48 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos, dos quais 34 milhões têm entre 15 e 24 anos. É nesta faixa etária que se encontra a fatia da população atingida pelos piores índices de desemprego, de evasão escolar, falta de formação profissional, mortes por homicídio, envolvimento com drogas e criminalidade. Para a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), a desestruturação da família é um dos fatores principais que geram problemas como esses.

“Pesquisas realizadas nessa área mostram várias causas, todas giram em torno da família. A desestruturação do casamento traz a ruptura familiar, que consequentemente produz no jovem um desajuste precoce. A ausência de vínculos afetivos gera introspecção, frieza e revolta. Sem carinho, a criança e o jovem crescem sem referências. Quem não aprendeu amor em casa, dificilmente levará amor à rua”, disse.

Para a parlamentar, o resgate da juventude passa pela recuperação da família. “Preconiza-se, como medida salvadora, a volta da família nos moldes tradicionais, fortificando-se os laços familiares”, afirmou.

Segundo pesquisa do Ibope realizada ano passado em cinco capitais brasileiras, de cada 100 adolescentes entrevistados, 35 alegaram que se drogavam para fugir dos problemas familiares. O segundo motivo é a necessidade de ser aceito pelo grupo.

“Outro motivo para o crescimento da violência infanto-juvenil são os jogos eletrônicos. Os efeitos da exposição contínua à violência podem causar sérios danos psicológicos. E é toda essa problemática da juventude que devemos discutir para encontrarmos soluções concretas, elaborar projetos para a juventude do nosso Estado”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.