Tetila exalta participação de paraguaios no crescimento de MS

Imagem: Tetila relatou que MS abriga cerca de 300 mil paraguaios e descendentes atualmente.
Tetila relatou que MS abriga cerca de 300 mil paraguaios e descendentes atualmente.
17/05/2011 - 12:19 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

No último dia 14 de maio foi comemorado o bicentenário da independência da República do Paraguai. Na sessão desta terça-feira (17/5), o deputado estadual Laerte Tetila (PT) lembrou a importante data e exaltou a participação da Colônia Paraguaia no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“Durante toda a sua história, os paraguaios passaram por grandes conflitos e desafios, enfrentando a miséria, a fome e epidemias. O Paraguai é sobrevivente de uma verdadeira guerra de extermínio e aos poucos vem se recuperando. A expectativa de vida é de 73 anos e a taxa de alfabetização é de aproximadamente 90%”, disse o parlamentar.

Segundo Tetila, os problemas internos e externos fizeram com que muitos paraguaios fossem embora do país. “Em busca de uma nova vida, os paraguaios imigraram para vários lugares do mundo, entre eles o Brasil. Mato Grosso do Sul abriga hoje a maior colônia paraguaia do país. Estima-se em 300 mil paraguaios e descendentes residentes no Estado”, informou.

O petista ressaltou ainda a contribuição do povo paraguaio para o crescimento do Estado. “A presença da colônia paraguaia é marcante. Os números revelam a importância que a presença paraguaia tem no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. A este povo maravilhoso, o nosso parabéns”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.