Denúncia é principal meio para combater crimes contra crianças

Imagem: Para Professor Rinaldo, principal ferramenta contra o abuso e a exploração é a denúncia.
Para Professor Rinaldo, principal ferramenta contra o abuso e a exploração é a denúncia.
18/05/2011 - 11:26 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela lei federal 9.970/2000. Na sessão desta quarta-feira, o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) chamou atenção para os altos índices de casos de violência sexual infanto-juvenil e a importância do disque-denúncia para combater o crime.

Segundo o deputado, dados da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) revelam que somente neste ano foram registrados 167 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Mato Grosso do Sul é o segundo Estado com maior índice de denúncias. Isso representa maior conscientização da população e maior divulgação do tema, tanto por meio do Parlamento quanto dentro das escolas”, informou.

Para Rinaldo, a principal ferramenta contra o abuso e a exploração sexual de crianças é a denúncia. “Enquanto a maior arma a favor dos criminosos é o silêncio. O medo de denunciar se deve pelo fato de que 80% dos casos o agressor é alguém da família ou um conhecido da vítima”, acrescentou.

As crianças e adolescentes vítimas de violência sexual sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. “Esses danos trazem consequências muito penosas para a vida. Cerca de 50% das vítimas, na fase adulta, também se tornam abusadores.”

Ao final do seu discurso, o parlamentar lembrou da frase que marca a campanha do dia 18 de maio: “Esquecer é permitir, lembrar é combater". As denúncias podem ser feitas pelos telefones 100, 0800-6471323 e 3381-6000.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.