Junior Mochi quer estudo sobre impacto ambiental das PCHs

Imagem: Líder do governo na Assembleia, deputado sugere implantação da gestão integrada de resíduos sólidos para a região norte.
Líder do governo na Assembleia, deputado sugere implantação da gestão integrada de resíduos sólidos para a região norte.
26/05/2011 - 11:56 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O número de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) instaladas na Bacia do Alto Paraguai tem preocupado políticos e a população da região norte do estado. Durante o 10º Encontro de Fé e Política, realizado no último dia 21, no município de Rio Negro, autoridades religiosas e políticas estiveram reunidas com a comunidade para tratar de assuntos relacionados aos impactos ambientais.

Na sessão desta quinta-feira (26/5), o deputado estadual Junior Mochi (PMDB) levou o tema à tribuna e informou os encaminhados do encontro. O parlamentar explicou que a Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, localizada em Sonora, produz 700 MW, mas possui capacidade para atender mais de um milhão de habitantes. “Ou seja, a energia produzida pode atender toda a região, sem a necessidade de construir novos empreendimentos, evitando assim a degradação do meio ambiente”, disse.

“Queremos que sejam realizados estudos sobre os impactos das Pequenas Centrais Hidrelétricas em toda a Bacia do Alto Paraguai e ainda sobre as fontes de energia limpa que não geram degradação ambiental. Além disso, defendemos a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos para a região norte”, informou.

Mochi acrescentou também a importância da preservação das microbacias. “Com a crescente degradação das terras e conservação dos rios, é preciso uma parceria entre o estado, o Governo Federal e as instituições não governamentais para que ocorram intervenções práticas de recuperação ambiental”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.