Entidade repercute gratuidade de exame a bebês com Down

Imagem: Presidente da Sociedade Juliana Varela destaca que crianças com Down têm que fazer tratamento adequado.
Presidente da Sociedade Juliana Varela destaca que crianças com Down têm que fazer tratamento adequado.
31/05/2011 - 16:22 Por: Karin Seben    Foto: Giuliano Lopes

A presidente da Sociedade Juliano Varela, Malu Fernandes, ocupou a tribuna, nesta terça-feira (31/5), para pedir o apoio dos parlamentares na aprovação do projeto de lei 057/11, de autoria do deputado Zé Teixeira (DEM), que dispõe a gratuidade do exame ecocardiograma para as crianças portadoras da Síndrome de Down em Mato Grosso do Sul.

“Este projeto vem de encontro com nossa luta, nossa missão de levar qualidade de vida a essas crianças, que com problema cardíaco não conseguem amamentar, não ganham peso e não podem ser estimuladas”, ressaltou.

Malu contou que a criança que apresenta doença congênita cardíaca só viverá se for diagnosticada e fizer o tratamento adequado logo após o nascimento, caso contrário ficará privada de se desenvolver, pois não poderá iniciar a estimulação precoce (tratamento de fisioterapia e fonoaudiólogo).

“Eu tive o privilégio de ter um filho, hoje com 19 anos, com a síndrome. Quando ele nasceu, os médicos não lhe deram muitos anos de vida, devido à falta de políticas públicas. Graças a Deus, atualmente a situação é diferente e assim como ele, as crianças podem estudar, dançar, cantar e trabalhar”, acrescentou.

Para finalizar, a presidente da entidade pediu o apoio dos deputados para assegurar o direito de vida ao portador da Síndrome de Down. Emocionado com o depoimento da mãe, o deputado estadual Zé Teixeira disse que este é o verdadeiro papel do parlamentar, e que poder ajudar essas famílias será muito gratificante.

Sociedade Juliano Varela – A entidade assiste 160 crianças oferecendo atendimento especializado desde o recém-nascido à adolescente com Síndrome de Down em Campo Grande. Eles recebem atendimento médico, fonoaudiologia, fisioterapia, acompanhamento pedagógico e encaminhamento ao mercado de trabalho.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.