Rinaldo pede para mídia nacional ter atenção com o nome de MS

Imagem: Professor Rinaldo quer que o documento seja encaminhado aos principais veículos da mídia nacional.
Professor Rinaldo quer que o documento seja encaminhado aos principais veículos da mídia nacional.
01/06/2011 - 12:10 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Para evitar a eterna confusão entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) apresentou um requerimento, nesta quarta-feira (1/6), para que seja enviado expediente às principais empresas de comunicação do Brasil solicitando maior empenho e atenção quando mencionar o nome do Estado.

O documento será enviado à Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV, Editora Abril e aos portais de notícias Terra e UOL. Rinaldo lembra que "são constantes e lamentáveis as referências errôneas" a Mato Grosso do Sul como sendo Mato Grosso.

"Constantemente, a mídia nacional refere-se ao nome do nosso Estado como Mato Grosso e consequentemente contribui, ainda mais, para a desinformação quanto a correta localização de Mato Grosso do Sul", justifica o parlamentar.

Como exemplo, Rinaldo lembrou que no programa "Mais Você", a apresentadora Ana Maria Braga errou o nome do Estado por duas vezes, ao falar sobre bullying com o promotor Sérgio Harfouche, e que o ministro do Turismo, Pedro Novaes, trocou o nome de Mato Grosso do Sul 13 vezes no lançamento das obras do Aquário do Pantanal.

O expediente deverá ter a menção do dia e o número da Lei Complementar (nº 31) que criou o Estado de Mato Grosso do Sul, o nome da Capital Campo Grande, o número de habitantes (2,449 milhões de acordo com o IBGE 2010) e a informação que 2/3 do Pantanal se localizam no Estado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.