MS sofre prejuízo por falta de validação de georreferenciamento

Imagem: Mara Caseiro quer a participação da bancada federal de MS para resolver o problema.
Mara Caseiro quer a participação da bancada federal de MS para resolver o problema.
02/06/2011 - 12:11 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul não estão conseguindo a validação dos dados de georrefereciamento, de responsabilidade do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os municípios também sofrem prejuízos, tendo o desenvolvimento comprometido. O assunto mais uma vez foi tema na Assembleia Legislativa.

Na sessão desta quinta-feira (2/6), a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) usou a tribuna para registrar indignação sobre a inoperância do Incra. “Por várias vezes, os deputados estaduais solicitaram providências e até agora não houve nenhuma resposta. A Assembleia realizou uma audiência pública para tratar do tema, sugeriu soluções e nada. Estamos pedindo socorro. Essa situação é uma vergonha”, desabafou Mara.

A parlamentar citou Japorã como um dos municípios prejudicados. “A prefeitura de Japorã está adquirindo uma área a ser doada para a implantação do projeto Averama, do Grupo Parati, onde serão gerados 150 empregos diretos. Para a conclusão da negociação é necessária a validação do georreferenciamento, sem a qual não há como fazer qualquer desmembramento. Ou seja, o município fica parado, sem geração de emprego e renda, enfim, sem desenvolvimento”, afirmou.

Mara mais uma vez fez um apelo para a bancada federal. “Senadores e deputados federais nos ajudem a resolver este problema. O nosso povo é quem fica no prejuízo. Queremos mais dignidade para a nossa gente”, cobrou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.