Conforme Laerte Tetila, Brasil perdeu o "trem" da história

Imagem: De acordo com Tetila, Brasil caminhou na contramão de países europeus e também da China, Estados Unidos e Canadá.
De acordo com Tetila, Brasil caminhou na contramão de países europeus e também da China, Estados Unidos e Canadá.
02/06/2011 - 12:29 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

Em discurso na tribuna, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) destacou, nesta quinta-feira (2/6), o sucesso da audiência pública sobre os projetos ferroviários para a região de Dourados, realizada no último dia 26, naquela cidade, e defendeu a importância do transporte ferroviário para a economia de Mato Grosso do Sul.

"Os grandes países do mundo têm mais de 70% da carga pesada sendo transportada por ferrovia. O Brasil perdeu o bonde da história, para não falar que perdeu o trem", afirmou.

Segundo Tetila, o Brasil caminhou na contramão de países europeus e também de China, Estados Unidos e Canadá. "Foi feita a opção errônea. Por ser um país continental, o Brasil deveria transportar a carga pesada não por meio de caminhões, mas sobre trilhos".

Tetila disse ainda que com a efetivação das ferrovias Norte-Sul, também chamada de bioceânica, e da Ferroeste, que liga Maracaju a Cascavel (PR), Mato Grosso do Sul poderá exportar os produtos agropecuários com uma economia de até 40%.

Ele explica que com as duas ferrovias, Dourados contará com três grandes vias de escoamento da produção. A outra é a rodovia BR-163.

Tetila destacou ainda que o Governo Federal "de repente acordou e tomou consciência de que o país é gigante" e resolveu reestruturar as estradas de ferro.

Sobre a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Dourados, Tetila afirmou que a Casa ficou lotada e contou com a presença de três deputados federais (Vander Loubet, do PT; Geraldo Resende, do PMDB; e Edson Giroto, do PR), além dos parlamentares estaduais George Takimoto (PSL) e Lauro Davi (PSB).

Como resultado da audiência, foi montada uma comissão no parlamento municipal, coordenada poela Comissão de Desenvolvimento Econômico, para acompanhar a implantação das ferrovias desde o estudo de viabilidade, podendo ir a Brasília (DF) ou solicitar a presença de representantes do Governo Federal.
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