Missa do Divino Espírito Santo é celebrada na Assembleia

Imagem: Missa aconteceu no Saguão Arte Mulher Nelly Martins.
Missa aconteceu no Saguão Arte Mulher Nelly Martins.
06/06/2011 - 09:30 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Por iniciativa dos deputados estaduais Dione Hashioka (PSDB) e Junior Mochi (PMDB), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (06/06), missa em ação de graças ao Divino Espírito Santo. A celebração eucarística contou com a participação dos Arautos do Evangelho e os festeiros de Campo Grande e Coxim.

A missa, celebrada pelo padre Micael Carlos, da Catedral São José de Coxim, marca o início dos festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo. Em Campo Grande, a 17ª Festa do Espírito Santo acontece no dia 12 de junho, no Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural da Funlec, localizado na BR-163. Já em Coxim, a 116ª edição da festa acontece entre os dias 15 e 24 de julho.

As festividades do Divino Espírito Santo são provenientes dos estados alemães, onde, inicialmente, foram praticadas durante a dinastia dos Othons. O objetivo era arrecadar donativos destinados aos pobres nos anos de penúria. E como os invocantes eram reis, os festejos conservaram os aspectos de realeza. No Brasil, a introdução dessa festividade é quase tão antiga quanto a colonização.

A festa é realizada no Domingo de Pentecostes, celebração católica que acontece sempre 50 dias depois da Páscoa, em comemoração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

“Em Mato Grosso do Sul, a Festa do Divino Espírito Santo é a manifestação religiosa cultural mais tradicional, sendo realizada no município de Coxim há mais de um século. A grandeza da festa é tamanha, que envolve toda a comunidade coxinense, atrai turistas não só do Mato Grosso do Sul, mas de todo o país”, destaca o deputado Junior Mochi.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.